Um sobre Zero #39
Olá, eu sou o António Lopes e esta é a newsletter do Um sobre Zero, um podcast sobre o futuro da ciência e tecnologia.
Para entrar no fim de semana de bom humor
Isto é qualquer coisa de extraordinário:


Por curiosidade, esta não foi a primeira vez que o New York Times fez algo deste género.
Anteriormente... no Um sobre Zero
Lembram-se da Klugit, a startup sobre a qual falámos no episódio 61 do podcast? O projeto avançou agora para a fase de produção e está no Kickstarter. Se têm um termoacumulador como solução para aquecimento das águas da casa, a tomada Klugit pode ser uma boa opção para poupança energética.
Vodafone Atacada
É sem dúvida a notícia da semana. O ataque à Vodafone, que vem no seguimento de uma onda crescente de ataques cibernéticos, teve um impacto enorme no país, não só pelo facto da empresa de telecomunicações cobrir uma grande fatia do mercado das telecomunicações pessoais, mas também por constituirem um pilar essencial da infraestrutura crítica de comunicações do país, chegando mesmo a afetar INEM, bombeiros e hospitais.
Ainda não se sabem bem os detalhes do ataque (ou não se podem divulgar, para não atrapalhar a investigação), mas isto acabou por ser também bastante revelador da capacidade de resiliência que a equipa da Vodafone teve na sua recuperação.
É certo que não conseguiram recuperar logo tudo em tempo útil, mas num ataque deste género (e tão devastador) serem capazes de repor uma parte importante dos serviços em tão pouco tempo, é um bom sinal de capacidade de resposta e preparação para este tipo de eventos. E não tenho qualquer dúvida que lá dentro, se estão a preparar os planos de ação para prevenir que isto não volte a acontecer com este nível de impacto.
Por fim, quando o pó assentar, há que tentar perceber é... porque raio isto aconteceu? Não parece haver resgate, não parece haver autores do ataque. Portanto, qual foi o propósito? Testar um ataque a uma infraestrutura crítica (e a resposta ao mesmo)? Causar desordem e caos? Ou foi só alguém que só queria desistir de um plano pago no seu telemóvel e cujo suporte fez a vida do cliente tão infernal que ele não teve outra hipótese senão deitar tudo por terra?
I guess we may never know.
Ultimato da Meta à UE
No seu relatório anual, a Meta fez uma chamada de atenção, que soou um pouco a ameaça (tradução minha):
Se não for adoptada uma nova estrutura de transferência de dados transatlântica e não pudermos continuar a confiar nas SCCs(?) ou noutros meios alternativos de transferência de dados da Europa para os Estados Unidos, provavelmente não poderemos oferecer na Europa alguns dos nossos produtos e serviços mais significativos, incluindo o Facebook e o Instagram, o que afectaria material e negativamente os nossos negócios, a nossa situação financeira e os resultados das nossas operações.
Isto não caiu bem com as autoridades Europeias que rapidamente responderam com:
E a Meta veio rapidamente cancelar o bluff e dizer que foi só um mal-entendido. É assim, o RGPD é lixado.
Distância Social no Metaverse
A Meta determinou que no Metaverse irá existir uma regra de distância mínima entre avatares. E não, não é por causa da pandemia (obviously). É mesmo porque já tem havido relatos de abusos e comportamentos menos adequados entre avatares. Mesmo no mundo virtual que visa “revolucionar a forma como nos relacionamos online”, há sempre aqueles que gostam de estragar a festa dos outros. Tem tudo para correr bem.
Acho que isto vai limitar um pouco a possibilidade da pornografia vingar no Metaverse.
A ISS vai “aterrar” no Oceano Pacífico em 2031
A Estação Espacial Internacional (ISS em Inglês) é um projeto de longa data, mas tem os dias contados. A NASA considera que já não faz sentido investir tanto neste tipo de iniciativa e que deve deixar isso para as iniciativas privadas que irão explorar literalmente o espaço orbital e que permitirão depois à NASA alugar espaço e tempo no uso das instalações que criarem em órbita.
De qualquer forma, isso só deverá acontecer depois de 2030, altura até à qual a NASA prevê manter em funcionamento a ISS. E depois, em 2031, a NASA irá despenhar a ISS algures no meio do Oceano Pacífico (no chamado Point Nemo) de maneira a não interferir com uma zona populada. Deve ser um espetáculo interessante de assistir.
Noruega a caminho de não ter carros ICE
A Noruega tem sido um exemplo de um país que está claramente empenhado em mudar todo o parque automóvel do país para carros elétricos. E aquela que parecia uma meta ambiciosa, em que previam que iriam deixar de vender carros com motores de combustão interna até 2025, parece agora que vai ser assegurada bem mais cedo.
Mais de 80% dos carros vendidos em 2021 na Noruega foram elétricos. Portanto, a este ritmo, é possível que 2022 (ou talvez 2023) seja o ano em que 100% dos carros vendidos são elétricos.
Isto só é possível porque a Noruega assumiu claramente esse compromisso e o respetivo governo investiu a sério nos incentivos para isto acontecer. É claro que ajuda a Noruega ter muito dinheiro (curiosamente vindo da exportação de petróleo), e que soube usar esse dinheiro para criar o que é provavelmente a melhor rede nacional de carregamento de elétricos do mundo.
Mas dá gosto ver este tipo de iniciativa.
(A versão da notícia que linkei é uma versão traduzida automaticamente. A versão original em norueguês está disponível aqui: https://www.motor.no/aktuelt/vi-ser-starten-pa-slutten-for-den-fossilt-drevne-bilen/208384)
Microsoft usa Minecraft para ensinar cibersegurança
Numa altura em que é tão relevante falar de cibersegurança (por causa dos constantes ataques que temos visto), a Microsoft decidiu usar o meio mais adequado para passar a importância desta mensagem para os mais jovens.
E fê-lo através do Minecraft, disponibilizando uma nova aventura, chamada CyberSafe: Home Sweet Hmm. Nesta nova aventura, criada para ajudar os jovens a reconhecer as ameaças mais comuns da internet, o objetivo é construir estratégias para se protegerem a si mesmas e aos seus dados, assim como saberem aonde se devem dirigir quando precisam de ajuda.
Já que os meus rebentos gostam de jogar Minecraft, vou pô-los a jogar isto.
Mais notícias soltas
O Sol gosta de pregar partidas de vez em quando: a SpaceX perdeu 40 satélites por causa de uma tempestade Solar. Ouch
Recomendações de leituras para o fim de semana
Quanta Magazine - How Computationally Complex Is a Single Neuron?
Não é uma leitura para todos, mas se se interessam por redes neuronais, este artigo aborda a aparente contradição de que para simular um único neurónio biológico, não basta usar um único neurónio artificial, mas sim uma rede de vários neurónios com diversas camadas invisíveis.
Recomendações de podcasts para o fim de semana
The Daily - The Sunday Read: ‘How A.I. Conquered Poker’
O título é um pouco enganador, não há grande inteligência artificial nesta história, mas o impacto da teoria de jogos e a computação matemática avançada no mundo do Poker é muito interessante. Com estas novas táticas, deixa de ser importante aos jogadores terem uma grande capacidade de observação dos adversários para perceberem quando devem ou não apostar/jogar. Basta que tenham uma boa memória para se lembrarem quais as melhores estratégias a aplicar dependendo da situação. Isto porque usam ferramentas de aprendizagem para estudar as melhores técnicas a aplicar em jogo.
Nota final
Não é que eu goste de chuva, mas já faz falta uma chuvinha para encher as barragens, não?
Bom fim de semana