Um sobre Zero #45
Olá, eu sou o António Lopes e esta é a newsletter do Um sobre Zero, um podcast sobre o futuro da ciência e tecnologia.
Para entrar no fim de semana de bom humor
A beleza do espaço profundo. Custa acreditar que isto é real.
Anteriormente... no Um sobre Zero
Já ouviram a minha conversa com a Joana Lobo Antunes sobre comunicação de ciência?
Elon Musk e Twitter
A maior parte das pessoas poderão não aperceber-se da importância desta notícia, mas o Elon Musk, no espaço de uma semana, tornou-se não só no maior acionista singular do Twitter (com 9,2% das ações da empresa - com um custo total de 2,64 mil milhões de dólares) como ganhou também um lugar no conselho administrativo da empresa.
Pode parecer insignificante mas isto mostra mais uma vez o poder que o Elon Musk tem neste mundo. Durante o mês de março, ele esteve praticamente numa guerra aberta (e bem pública) com a SEC (Securities and Exchange Commission), a entidade nos EUA responsável por regular a atividade dos mercados financeiros exatamente para evitar a sua manipulação. E porquê? Porque ele tem a mania de publicar tweets que acabam por influenciar abertamente os mesmos mercados onde ele (e as suas empresas operam).
Exhibit A:
Exhibit B:
Este é exatamente o tipo de coisa que a SEC não gosta porque permite a Musk caminhar a linha ténue de manipulação de mercado sem realmente ser (tecnicamente) culpado de tal. E foi nos meses mais recentes que a SEC manifestou a vontade de travar este tipo de comportamento por parte do Elon.
Agora reparem que enquanto ele estava nesta guerra com a SEC exatamente por causa da sua capacidade de tweetar sobre o que quer, Elon Musk decidiu preparar a compra das ações que lhe permitiram assumir esta posição tão importante e influente no Twitter.
E repararam também numa outra jogada de génio durante esta sua campanha de compra de ações no mês de março? Decidiu fazer uma série de comentários sobre a plataforma que efetivamente foi baixando o preço das ações que ele se preparava para comprar:
========
EDIT: o Daniel Matos chamou-me à atenção de uma coisa importante. Aparentemente a compra das ações do Twitter por parte do Elon Musk não foi “durante o mês de março” como eu achava (porque tinha visto isso numa notícia que agora já não consigo encontrar), mas sim especificamente no dia 14 de março.
O que significa que a minha conclusão sobre esta questão acaba por não ter sentido. Obrigado Daniel, pela correção.
========
Isto mostra níveis equivalentes de genialidade e sacanice!
Eu não sou anti-capitalista (longe disso), mas o Elon Musk está a encarnar claramente o exemplo do porquê que não se pode ter assim tanto poder concentrado numa única pessoa.
Se pensam que ele poderá usar isto de forma benevolente e trabalhar para efetivamente transformar o Twitter numa plataforma ainda melhor, podem esquecer. O Elon vai continuar a ser o Elon.
Vejam qual é o primeiro item na sua agenda (no seguimento da brincadeira de 1 de Abril do Twitter)?
(Nota: reparem nas opções da votação)
E eu não sei se foi a brincar ou meio a sério (mas tendo em conta que ele usou exatamente as mesmas palavras que o Elon usou recentemente para falar sobre o Twitter, parece-me que é a brincar), mas o atual CEO do Twitter alimentou ainda mais a coisa:
E nesse mesmo dia, a equipa de comunicação do Twitter respondia assim:
O mundo é mesmo um lugar estranho.
Outras Notícias
Uma equipa de arqueólogos e paleontólogos descobriu um fóssil parcial de um dinossauro que eles afirmam que morreu no mesmo dia em que o asteróide atingiu a terra. A provar-se que é mesmo assim, esta é uma descoberta fantástica.
O grupo responsável por gerir o conjunto de emojis disponíveis para usarmos decidiu não aprovar o pedido do emoji com a bandeira da Catalúnia. Adivinhando que a possível aceitação deste emoji fosse criar um precedente perigoso, sentiram que era melhor não entrar pelo complicado mundo geo-político de decidir o que é e o que não é um país.
Recomendações de podcasts para o fim de semana
Freakonomics - In the 1890s, the Best-Selling Car Was .. Electric
No episódio 47 do Um sobre Zero, eu já tinha falado sobre este facto histórico dos carros elétricos já terem tido a sua primeira fase de popularidade, embora tendo sido sol de pouca dura. Este episódio do Freakonomics fala sobre o passado, presente e futuro dos carros elétricos.
Recomendações de vídeos para o fim de semana
Colin Furze - DIGGING A SECRET TUNNEL Part 8 HOUSE to SHED DONE
Não sei se seguem a aventura do Colin Furze e da construção do túnel que vai da sua casa até ao seu anexo-oficina, mas finalmente ele acabou o processo. Vale a pena ver a história que durou 3 anos.
Brevemente... no Um sobre Zero
Novos episódios em breve. Planning, Recording, Editing. Sempre a dar no duro.
Nota final
Gostaram da brincadeira da edição anterior da newsletter?
Bom fim de semana