Um sobre Zero

Share this post

Um sobre Zero #47

umsobrezero.substack.com

Um sobre Zero #47

António Lopes
May 6, 2022
1
Share this post

Um sobre Zero #47

umsobrezero.substack.com

Olá, eu sou o António Lopes e esta é a newsletter do Um sobre Zero, um podcast sobre o futuro da ciência e tecnologia.

Para entrar no fim de semana de bom humor

A preparação é chave

Twitter avatar for @buitengebieden
Buitengebieden @buitengebieden
Cat calculating the physics before jumping..
12:55 PM ∙ May 5, 2022
84,132Likes12,785Retweets

Anteriormente... no Um sobre Zero

O episódio 75 do Um sobre Zero foi ligeiramente diferente, mas com um objetivo nobre: ajudar um grupo de pessoas que foi bastante afetado durante a pandemia. O que espero é que o episódio tenha despertado o vosso interesse em conhecer mais de Lisboa e possam portanto usufruir de um (ou mais) dos tours da This is Lisbon Walking Tours.

Aproveitem os 10% de desconto que terão se mencionarem o podcast Um sobre Zero.

Uma rede social “real”

Uma nova plataforma de social media, BeReal, está a apostar no conceito de deixar para trás o glamour artificial de grande parte das redes sociais mais populares, e providenciar uma forma mais autêntica de contar histórias.

A forma como funciona é engraçada: todos os dias, a aplicação só permite publicar uma foto num período de dois minutos que é completamente aleatório em cada dia. Ou seja, os utilizadores não podem planear o que vão estar a fazer na altura em que app iniciar o período de 2 minutos e portanto só têm esse tempo para tirar uma foto daquele momento “real”. Não há cá filtros que se podem aplicar, é mesmo o mais natural possível, na circunstância em que estiverem.

O conceito é interessante. Vamos ver se pega.

Mazda vs. Imagens sem extensão

Em 2019, eu já tinha recomendado um episódio do podcast Reply All em que era dado conta de um caso caricato de uma pessoa que não conseguia ouvir episódios do podcast 99% Invisible no rádio do seu Mazda. Agora, estamos em 2022, e parece que não só a Mazda não aprendeu com a situação, como ainda parece estar numa circunstância pior.

Uma transmissão de uma estação de rádio nos EUA fez com que os infotainments de diversos Mazdas bloqueassem completamente ao ponto de terem de ser substituídos. O problema, segundo a Mazda, é que a estação de rádio enviou ficheiros de imagem no seu fluxo de rádio HD que não tinham extensões, e parece que os sistemas de infotainment de alguns Mazda precisam de uma extensão (e não de um header) para dizer qual o tipo do ficheiro. Sem essa extensão, o sistema não sabe como lidar com os dados recebidos e fica totalmente corrompido.

A parte chata? O arranjo custa 1500 dólares. Ouch!

ZX Spectrum fez 40 anos

Esta tinha-me passado despercebida, mas o mítico computador que a minha geração tanto usou e adorou comemorou no final do mês passado 4 décadas de existência. Como tantos outros miúdos que cresceram nos anos 80, o Spectrum foi o meu primeiro contacto com computadores.

Fonte

No meu caso, nunca cheguei a ter um, mas tinha uns amigos/vizinhos que tinham e acabei por passar muitas horas a jogar e até mesmo a dar os primeiros passos na programação básica de computadores.

Parabéns!

Chess.com vs. Rússia

Acabou-se o Chess.com na Rússia. A agência de supervisão dos Media na Rússia, responsável pelos atos de censura do país, decidiu bloquear o acesso a este popular site de jogos de xadrez online, depois dos responsáveis da plataforma terem manifestado o seu apoio à Ucrânia.

Alguns russos optam agora por usar uma VPN para conseguirem manter o vício de jogar no site, mas a verdade é que esse tipo de solução não está ao alcance da maior parte dos mais de 3 milhões de utilizadores Russos do site. Sim, 3 milhões. Os russos levam a sério o xadrez. É também por isso que na história do xadrez há tantos nomes conhecidos de jogadores russos.

Recomendações de leituras para o fim de semana

Se quiserem continuar a seguir a novela Musk/Twitter, recomendo estas leituras:

  • Platformer: Inside Twitter's emotional Friday all-hands

  • Galaxy Brain: Elon Musk Is Already Grinding Us Down

  • Noahpinion: Why I’m (cautiously) optimistic about Elon buying Twitter

Nota final

A bicicleta do meu amigo Bruno Amaral foi roubada. Como ele é um gajo que não gosta de ficar de mãos a abanar, tratou logo de criar uma solução para o caso dele e de outros que venham a sofrer do mesmo problema.

Apresento-vos o projeto Rodas Furtadas!

Registem lá os números de série das vossas bicicletas que tenham sido roubadas ou então, se estiverem para comprar uma bicicleta (em sites como o OLX e assim), verifiquem primeiro se o número de série está registado neste site, antes de fazerem a compra.

Bom fim de semana

Share this post

Um sobre Zero #47

umsobrezero.substack.com
TopNewCommunity

No posts

Ready for more?

© 2023 António Lopes - Um sobre Zero
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing