Um sobre Zero #48
Olá, eu sou o António Lopes e esta é a newsletter do Um sobre Zero, um podcast sobre o futuro da ciência e tecnologia.
Para entrar no fim de semana de bom humor
Tão bom

Anteriormente... no Um sobre Zero
Já ouviram o mais recente episódio do Um sobre Zero? Foi mais um volume da saga “Dúvidas do Francisco”:


Saga Musk/Twitter, vol. 17842739
Parecendo que não, já está a fazer quase um mês que Elon Musk decidiu apresentar a sua oferta para comprar o Twitter. Infelizmente, a coisa não está a correr muito bem para o lado dele, pois desde a altura em que anunciou que iria comprar o Twitter por $54,20 por ação, o preço das ações têm vindo a baixar estando agora a rondar os $37. Está visto que o mercado não acredita que Musk conseguirá efetivamente melhorar a plataforma.
E portanto, Musk está agora com um problema nas mãos porque afinal de contas assinou um compromisso em como iria comprar a empresa por um preço bem alto e não está a apetecer-lhe dar aquele dinheiro todo. Pior do que isso, para ter o dinheiro necessário para o negócio, ele teve de dar como garantia as suas ações da Tesla... que por esta altura também estão a perder valor exatamente por causa desta brincadeira toda. Então o que é que ele faz? Começa a disparar disparates💩 na tentativa de se livrar do acordo que não lhe convém ou pelo menos baixar o preço.
Eu continuo a achar que isto não vai dar em nada. Apesar de haver aqui problemas legais para o Elon Musk se não cumprir o acordo, eu acho que ele tem a capacidade de modelar a realidade às suas necessidades, e estou convencido que ele vai livrar-se de um projeto que ele nunca levou realmente a sério (e que deve ter sido apenas mais um dos devaneios que ele tem no próprio Twitter). A ver vamos.
2035 sem novos ICE
A Comissão Europeia propôs (e o Parlamento Europeu aprovou) que 2035 seja o ano em que se vai proibir a venda de veículos com motores de combustão interna (ICE). Mas atenção, a proibição é só sobre a venda e não sobre a circulação, o que significa que estes carros ainda vão andar por aí durante muitos anos, provavelmente até ao meio do século.
De qualquer forma, é bom ter uma meta e pode ser que o próprio mercado dite que não haverá qualquer vantagem em manter esse tipo de carros e a própria transição aconteça muito mais rápido do que se espera.
Num assunto relacionado, já vos disse que estou muito feliz com o meu Leaf? 🙂
Podcasting com futuro risonho
O facto de um podcast ter sido o vencedor do cobiçado prémio Pulitzer (um prémio dado na área do jornalismo) revela bem a importância que os podcasts estão a ganhar no mundo do entretenimento e informação. Isso nota-se também com o dinheiro que a indústria está a gerar, cerca de 2 mil milhões de dólares, nomeadamente ao nível dos anúncios e subscrições. E projeta-se que esse valor possa duplicar nos próximos 2 anos.
Mas o que eu acho ainda mais fascinante naquilo que tem sido a evolução dos podcasts, é o facto de 84% dos anúncios serem injetados dinamicamente nos episódios, sendo agora possível no fundo, adaptar os anúncios que aparecem em cada episódio ao perfil de quem o ouve.
Outras notícias
Se quiserem comprar casa em Portugal com as vossas cryptocoins, agora já podem
O futuro do IoT poderá passar por baterias à base de fotosíntesse
Recomendações de leituras para o fim de semana
The New York Times Magazine - The ‘E-Pimps’ of OnlyFans
Leitura fascinante sobre o dinheiro que se consegue gerar com intermediários no mundo da pornografia digital. Nunca pensei que um dia haveríamos de proferir a palavra “e-chulo”.
Brevemente... no Um sobre Zero
Estou a preparar mais um daqueles episódios de grande narrativa com convidados super interessantes. É capaz de demorar um bocado a construir.
Bom fim de semana