Um sobre Zero #49
Olá, eu sou o António Lopes e esta é a newsletter do Um sobre Zero, um podcast sobre o futuro da ciência e tecnologia.
Para entrar no fim de semana de bom humor
Que imagem incrível

Anteriormente... no Um sobre Zero
Esta semana, à conta de uma notícia (partilhada mais abaixo) que revela mais uma vez os avanços importantes que se têm testemunhado na área da inteligência artificial, lembrei-me do episódio que fiz com o GPT-3.


Clearview AI multada
A Clearview AI, a empresa que ficou conhecida por recolher indiscriminadamente fotos de caras de pessoas na internet para criar um dataset de identificação facial que depois vende aos seus clientes (normalmente forças policiais), foi agora multada pelo Information Commissioner’s Office do Reino Unido em 10 milhões de dólares. Também lhe foi ordenado que apagasse todos os dados que recolheu de cidadãos do Reino Unido.
Se mais organismos homólogos de outros países decidirem fazer o mesmo, isto pode ser uma machadada bem forte na atividade comercial da empresa. E ainda bem. Este tipo de abuso e impunidade no uso de informação pessoal, ainda por cima para fins comerciais, não pode ser permitido de forma tão leviana.
Imagen: uma IA para converter texto para imagem


Uma das equipas de investigação da Google anunciou o Imagen (lê-se “imagine” como na música do Lennon), um modelo de inteligência artificial capaz de processar um texto de língua natural e produzir uma imagem correspondente.
Este projeto vem em resposta ao DALL-E da OpenAI, que já tinha sido lançado em 2021 e que fazia algo semelhante, e mostra alguns avanços muito importantes em termos de capacidade de adaptação por mais estranho que seja o pedido e no foto-realismo dos resultados. Estou a imaginar alguns designers a suar.
É claro que há sempre quem faça questão de deixar bem claro porque é que não podemos ter coisas boas:


Conan O’Brien vende Team Coco por $150M
Conan O’Brien Needs a Friend é um dos podcasts que faço sempre questão de ouvir desde o seu início. Ele tem um talento natural para conversa de circunstância disparatada e uma capacidade absurda de improvisação que faz com que qualquer conversa dele com os convidados ou os seus co-hosts acabe sempre em risada geral. Não admira portanto, que esse podcast seja um dos mais ouvidos em todo o mundo e que seja o estandarte da sua produtora de podcasts (que conta com um total de 10 podcasts diferentes).
E foi precisamente essa sua produtora que ele agora vendeu num negócio que lhe rendeu (ou irá render) cerca de 150 milhões de dólares. É certo que não conseguiu bater o valor que o Spotify alegadamente pagou a Joe Rogan (cerca de $200M), mas este tipo de negócios no mundo do podcasting, deixam bem claro a importância que este meio de comunicação está a ganhar na vida das pessoas.
Outras notícias
Depois de, em 2020, o Spotify ter afirmado que não iria permitir anúncios políticos na sua plataforma, parece que a perda de cerca de 70% do seu valor em bolsa desde essa altura, os fez repensar que estão dispostos a aceitar o dinheiro dessa malta habituada à desinformação.
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou que não irá processar os chamados “white hat hackers”, figuras extremamente importantes na descoberta de vulnerabilidades nos sistemas de informação.
Parece que os óculos de realidade virtual/aumentada da Apple estão mais perto de se tornarem uma realidade, uma vez que já há rumores dos mesmos terem sido apresentados ao conselho de administração da empresa.
Uma vacina contra o HIV vai começar a ser testada em África. Se tiver sucesso, isto representa um passo importante no avanço da tecnologia de saúde, pelo facto de ser baseada no mesmo princípio do mRNA que foi usada na vacina contra a COVID-19.
Recomendações de leituras para o fim de semana
Damn Interesting - Devouring the Heart of Portugal
Eu já tinha noção desta história de Alves dos Reis (e até que já houve uma série de TV sobre isto) mas isto realmente é incrível e um pouco inacreditável. Vale a pena ler.
Nota final
E férias?
Bom fim de semana