Um sobre Zero #54
Olá, eu sou o António Lopes e esta é a newsletter do Um sobre Zero, um podcast sobre o futuro da ciência e tecnologia.
Para entrar no fim de semana de bom humor
Ou então, não.
Vai ser um inverno complicado.
Anteriormente... no Um sobre Zero
Já ouviram o último episódio do Um sobre Zero?


Elon seals the deal!
Finalmente, Elon Musk completou o negócio de compra do Twitter. Na primeira vez que falei sobre este tema, eu disse: “Não acredito que isto vá dar em nada”. Mas aqui estamos. Ele completou mesmo o negócio. É certo que ele próprio colocou-se numa posição da qual não podia sair e agora acabou mesmo por ter de comprar a empresa.
Infelizmente, acho que não consigo estar optimista sobre o que vem aí para o Twitter. O próprio Elon já disse que o Twitter “cannot become a free-for-all hellscape, where anything can be said with no consequences!” revelando intenção de controlar de alguma forma o discurso livre na plataforma. Se assim for, é um capítulo muito triste para a história da plataforma.
Para já, ele agora ainda está em limpezas, tendo despedido uma boa parte da camada executiva da empresa. Vamos ver quais são os passos seguintes e o que isso vai ditar para o futuro (sustentável ou não) da plataforma.
As consequências positivas dos vídeo-jogos
Eu sou daqueles que deixam os filhos jogarem (quase) à vontade os video-jogos nas consolas e dispositivos móveis. Sei que é uma atividade que tem de ser algo controlada e limitada (para não haver abusos, principalmente em matérias de violência) mas tenho a noção de que desperta nos miúdos certas competências e habilidades que as atividades normais educativas não conseguem. Não só os video-jogos fomentam um bom desenvolvimento de coordenação motora, atenção e memória, como acabam por os obrigar a pensar de forma estratégica, despertando portanto um lado de desenvolvimento mais cognitivo.
Eu vejo, por exemplo, como o meu filho mais novo consegue aprender sozinho conceitos de gestão pessoal só por ter de lidar com decisões difíceis de como aplicar as suas “moedas” e “gemas”. É giro vê-lo explicar que se não gastar as “gemas” agora, e aplicar as “moedas” de uma certa maneira, permitir-lhe-á obter mais “gemas” no futuro, que por sua vez lhe dão acesso a outras benesses no jogo. Nada disto lhe foi explicado por mim, pela mãe ou o irmão mais velho. São elementos que ele vai apanhando à medida que vai jogando. E com isto, ele já aprendeu mais sobre poupanças e investimentos do que muitos adultos que eu conheço.
Outras Notícias
NASA cria grupo de 16 especialistas para estudar os fenómenos aéreos não-identificados
Apple confirmou que vai obedecer à ordem da UE sobre todos os dispositivos móveis terem de usar a norma USB-C para carregamento. Resta saber se será uma feature exclusivamente para o mercado Europeu.
O futuro da liberdade de expressão na internet não é muito risonho, especialmente em países como a China, Rússia, Mianmar, Sudão e Líbia onde a censura e controle online dos cidadãos é enorme.
Bom fim de semana