Um sobre Zero

Share this post

Um sobre Zero #55

umsobrezero.substack.com

Um sobre Zero #55

Um momento de reflexão

António Lopes - Um sobre Zero
Feb 25
Share this post

Um sobre Zero #55

umsobrezero.substack.com

Imagino que tenham notado que o podcast Um sobre Zero tem estado parado. Ainda não houve episódios em 2023. No final do ano passado fiz a habitual pausa para férias, mas desde dessa altura, o período tem sido de reflexão sobre o que deveria ser o podcast no futuro. E a verdade, é que… não sei.

Eu tenho sempre muitos planos e ideias para o podcast, mas alguns são demasiado ambiciosos e depois chocam com a dura realidade disto ser um one-man-show. Por vezes, é tão simples como não conseguir os/as convidados/as que quero - ou conseguir, mas depois não conseguirmos emparelhar disponibilidades. E quando finalmente estamos em condições de gravar, editar e publicar um episódio, já a temática se tornou obsoleta neste mundo tão acelerado.

Mesmo que eu quisesse fazer do podcast o meu programa de opinião (que não quero - acho muito mais interessante ter outras perspectivas), numa tentativa de facilitar a produção dos episódios por só ter de lidar com a minha disponibilidade, a comunidade Um sobre Zero (através do inquérito que foi feito e no que é possível perceber das estatísticas dos episódios) já manifestou a sua preferência exatamente pelos episódios com convidados/as ao invés dos episódios mais “solitários”.

Eu fico sempre inspirado quando oiço episódios dos podcasts que sigo e com o facto de conseguirem produzir episódios com uma qualidade extraordinária todas as semanas. Fico sempre com a vontade de tentar fazer o mesmo. E depois oiço os créditos no fim (e a lista enorme de pessoas que trabalham no podcast) e percebo porque é que eles conseguem, e eu não.

O Um sobre Zero nunca foi um estrondoso sucesso. Há uma pequena comunidade que sempre seguiu o podcast e tem feito comentários simpáticos e encorajadores (acho que não tenho haters! Ou pelo menos nunca se manifestaram), mas nunca chegou “às massas”. E não tem de chegar… não era esse o seu objetivo. E é também essa falta de obrigação de ter de “prestar esse serviço” a uma comunidade gigante que me permitiu sempre ter uma postura relaxada em relação à produção constante de episódios.

Mas a realidade é que a vida vai mudando. Outros projetos profissionais e pessoais vão surgindo e a vida familiar e social vai apresentando outras exigências. E tudo isso deixa muito pouco tempo para dedicar a um podcast onde é difícil justificar o balanço entre o tempo que exige e o retorno que traz.

Tudo isto para dizer… não, o podcast não vai terminar. Mas o seu ritmo vai ser totalmente ditado pela minha exigência de manter esse tal balanço entre a minha disponibilidade e a qualidade do episódio produzido que me orgulhe. O que pode significar que vai haver 20 episódios, ou 10 episódios ou 1 ou nenhum.

Quanto à newsletter… essa vai obedecer ao mesmo princípio. Vou manter esse meu comentário sobre os temas e notícias atuais que eu considerar pertinentes expressar a minha opinião, mas ao ritmo que a minha disponibilidade permitir, sem exigências de periodicidade.

Desculpem o longo texto, mas achei que era importante trazer esta “justificação” à pequena comunidade fiel do Um sobre Zero, que sempre vai acompanhando o que vou fazendo e que provavelmente já vem sentindo falta de ver mais conteúdo vindo daqui.

Até à próxima!

Share this post

Um sobre Zero #55

umsobrezero.substack.com
Comments
TopNewCommunity

No posts

Ready for more?

© 2023 António Lopes - Um sobre Zero
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing