Um sobre Zero #7

Olá, eu sou o António Lopes e esta é a newsletter do Um sobre Zero, um podcast sobre o futuro da ciência e tecnologia.

Em homenagem à Virgínia Coutinho

Esta semana perdemos a Virgínia Coutinho.

Quando tive o privilégio de receber a Virgínia como convidada no Um sobre Zero, eu descrevi-a como sendo uma das pessoas com quem mais gostava de conversar "por causa do seu optimismo contagiante e a esperança que mostra na sociedade".

Quando ela ouviu depois o episódio, ligou-me a rir-se imenso e a dizer que eu estava a ser claramente exagerado. E eu perdi ali uns minutinhos a explicar-lhe porque discordava dela.

Quem teve a felicidade de conhecer a Virgínia sabe bem do que falo. O nível de vivacidade, empreendedorismo, coragem e tenacidade que ela mostrava em todas as facetas da vida dela, dava gosto de ver. E isso é visível mesmo agora na hora da sua morte, com esta iniciativa que abraçou em vida e que agora se irá tornar também parte do seu legado. Se puderem, contribuam.

Esta é a minha pequena homenagem a uma pessoa que marcou tantas pessoas e que tanto fez no pouco tempo (mas bom) em que ela fez parte das nossas vidas.

Anteriormente... no Um sobre Zero

No mais recente episódio do Um sobre Zero, estive à conversa com a Mafalda Farelo sobre ciência e a dificuldade que é fazer a comunicação de ciência para as massas. A Mafalda fala-nos sobre o seu percurso académico e o que a levou a criar o projeto The Lab Notebook, um projeto no Instagram que, através de ilustrações e textos claros, procura informar a sua audiência sobre o que é fazer ciência e agora, em tempo de pandemia, foca-se em esclarecer como funcionam as vacinas e sobre como nos podemos proteger do vírus.

Ouvir o Episódio

As notícias da semana

Imprimir ossos numa impressora 3D

Uma nova técnica de impressão 3D, desenvolvida na Universidade de New South Wales na Austrália, que junta material cerâmico com células vivas do paciente, permite imprimir uma réplica de um osso diretamente no corpo de um paciente que tenha tido de remover o osso original.

Isto é possível devido à criação de uma impressora 3D leve e portátil que pode, não só ser levada para dentro da sala de operações, como permite evitar o uso de químicos tóxicos para esterilizar o material fabricado. Isto permite acelerar o processo de recuperação e diminuir o sofrimento dos pacientes associado a este tipo de processos complicados de substituição ou reparação de ossos.

Eu adoro viver num universo que parece um filme de ficção científica.

Facebook em parceria com o Spotify... nos podcasts

O Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, falou esta semana de alguns dos planos que tem para o mundo do áudio. Para além de estarem a planear tornarem-se na mais recente plataforma concorrente do Clubhouse (a juntar-se ao Twitter, Spotify, Slack, LinkedIn e Telegram), o Facebook anunciou também planos para uma parceria com o Spotify que irá trazer o player do Spotify para dentro do Facebook e irá também permitir desenvolver os mecanismos de partilha e descoberta de podcasts através da rede social Facebook.

Eu percebo a motivação para estas duas empresas se juntarem (o Facebook ganha um parceiro que traz uma infraestrutura de áudio invejável, e o Spotify ganha a parte de descoberta e divulgação de podcasts), mas parece-me ser uma união frágil. O Facebook vive tempos complicados e anda a tentar de tudo para manter os utilizadores na plataforma. E portanto, com esta parceria está a tentar oferecer aos utilizadores uma razão para não precisarem de sair da plataforma e ouvirem a sua música ou podcasts enquanto estão no scroll da timeline infinita. Mas será que o Spotify só quer mesmo ser uma infraestrutura de áudio para o Facebook? Como é que irá manter o império do ecossistema áudio que está a montar se os utilizadores não usam a plataforma diretamente? Como é que consegue assim atrair mais subscritores ou mesmo vender os anúncios?

Veremos se a parceria tem pernas para andar. Eu tenho as minhas dúvidas.

Nasa usa um helicóptero em Marte

Um helicóptero. A voar. EM MARTE.

Crédito de imagem: NASA/JPL-Caltech

Vou repetir-me mas é magnífico viver num universo que parece um filme de ficção científica.

Novidades do evento Apple

A Apple fez um novo evento com uma série de novidades:

  • Há uma nova cor nos iPhones. Para aquela malta que sempre pensou: "iPhone? Só se fosse roxo". Pronto, agora já têm um iPhone para os vossos gostos.

  • Chegaram as tão esperadas AirTags. Um pequeno dispositivo (ao jeito dos velhinhos beacons bluetooth) que permite ser encontrado, com alguma precisão (se tiverem um iPhone 11 ou 12) e portanto é o companheiro ideal para as chaves de casa ou do carro, ou a mala do portátil ou outra coisa que se tenda a perder.

  • A AppleTV sofreu uma nova evolução: resolução 4K (com o chip A12)

  • Os novos iMacs, para além de virem com o chip M1 (que já existia nos mais recentes macbooks) são agora super-finos e extremamente coloridos (incluindo o magic keyboard e mouse). Outras novidades nos iMacs incluem uma versão com ethernet no próprio carregador e touchID no teclado.

  • O novo iPad Pro também vem com o chip M1, com uma porta Thunderbolt (USB-C) e comunicação móvel 5G. Para além do ecrã Liquid Retina XDR, a nova camera vem também com uma funcionalidade bem interessante de acompanhar a imagem da pessoa durante uma video-conferência mesmo quando esta se mexe de um lado para o outro.

  • Apple Podcasts com modelo de subscrição dentro da app. Basicamente, dá a possibilidade dos Podcasters cobrarem subscrições para oferecer episódios sem anúncios ou conteúdo exclusivo. A iniciativa parece funcionar como no modelo da App Store (quem quer continuar a oferecer episódios gratuitos, pode fazê-lo, mas quem quiser oferecer modelos de subscrição terá de o fazer pagando a respetiva percentagem à Apple)

Bloqueio de sites piratas aprovado no Parlamento

Cheira-me que este projeto de lei vai dar muito que falar. Espero bem que o bom senso prevaleça nas discussões que agora vão existir ao nível da especialidade. Porque parece-me inadmissível que se dê tanto poder a um instituto, a Inspeção Geral de Atividades Culturais, para controlar, decidir e atuar no bloqueio direto de conteúdos na internet sem haver uma decisão judicial para o efeito.

E já agora, evidenciando a falta de competência do nosso parlamento para legislar sobre tecnologia, parece que os bloqueios serão feitos ao nível dos IPs. Boa sorte com isso.

Recomendações de leituras para o fim de semana

O'Reilly - The End of Silicon Valley as We Know It?

O Tim O'Reilly faz uma análise neste artigo sobre se Silicon Valley tem os dias contados. Seja por causa do pandemia (que veio provar que o trabalho remoto é perfeitamente possível), ou por causa de potencial legislação que possa limitar a atividade de muitas das empresas que dali surgem, ou por causa das alterações climáticas, a verdade é que há razões para acreditar que o fenómeno que se testemunhou neste vale da Califórnia está a definhar. Mas será que a cultura e a nostalgia deste núcleo poderoso de empresas (onde se incluem a Apple, Facebook e Google - só para referir algumas) irá deixar?

Recomendações de podcasts para o fim de semana

Hidden Brain - How They See Us

Um episódio importante sobre estereótipos, preconceitos e percepções. O racismo continua enraizado e parece uma batalha sem fim.

Brevemente... no Um sobre Zero

Atualmente, estou a trabalhar num episódio sobre o futuro das cidades e como a tecnologia irá contribuir no desenvolvimento dos novos centros urbanos.

Brevemente.

Nota final

Cuidem de vocês e dos vossos. Saúde.

Bom fim de semana