Um sobre Zero #17

Olá, eu sou o António Lopes e esta é a newsletter do Um sobre Zero, um podcast sobre o futuro da ciência e tecnologia.

Para entrar no fim de semana de bom humor

Aquela linha de código que ninguém sabe muito bem o que faz:

Anteriormente... no Um sobre Zero

O próximo episódio do Um sobre Zero irá contar novamente com a participação do jornalista Lourenço Medeiros (para além da participação de uma outra convidada).

É uma boa oportunidade para (re)ouvirem o episódio com a participação anterior do Lourenço no podcast.

As notícias da semana

Resumos de filmes dá prisão no Japão

Eu não sabia disto, mas aparentemente, o resumo de filmes no YouTube (Fast Movies) é algo muito comum no Japão. São resumos de 5 a 10 minutos (trailers com mais duração, no fundo), feitos por fãs, que tentam apresentar o "sumo" do filme nesse tempo reduzido.

Mas ao que parece, o impacto deste tipo de vídeos é grande para a indústria cinematográfica ao ponto de estes ativarem a sua força de lobbying completa para forçar que haja leis com punição elevada para quem faz estes resumos. E agora começa a ver-se o resultado desse esforço. 3 pessoas foram presas exatamente por terem exercido esta prática e terem feito upload de diversos vídeos deste género para o YouTube.

A máfia do copyright está poderosa no Japão.

Instagram a "TikTokizar" o seu algoritmo

O Instagram é a mais recente rede social a testar o modelo de "conteúdo sugerido" em vez de usar o conteúdo gerado pelas contas que uma pessoa segue. No fundo, estão a tentar assumir a mesma abordagem que o TikTok tem desde o início. O problema é que com isto poderão estar a afastar a grande maioria dos seus utilizadores que efetivamente gostam do Instagram porque têm absoluto controlo sobre o tipo de conteúdo que vêem na app.

Há claramente um choque de gerações entre o típico utilizador do TikTok e o utilizador do Instagram e portanto, aquilo que resulta numa app poderá não resultar na outra. Infelizmente, o Instagram pertence ao Facebook, onde a mentalidade da "cópia da concorrência para os esmagar" é demasiado forte e que os leva simplesmente a tomar estas decisões sem perceber aquilo que têm e aquilo que os seus utilizadores realmente querem.

O clone do SubStack do Facebook

E por falar em copiar a concorrência, o Facebook anunciou aquilo que irá ser o seu clone do Substack. O Bulletin é uma plataforma de newsletters que é em tudo semelhante ao SubStack e que visa oferecer exatamente o mesmo tipo de modelo. A única coisa que parece diferenciar esta versão de newsletters do Facebook é que aparentemente, os escritores vão poder manter todo o lucro que fizerem das subscrições pagas às suas newsletters, que difere do modelo usado pelas outras plataformas do género.

Sonic faz 30 anos

O ouriço mais famoso do mundo dos jogos, o Sonic, fez 30 anos e decidiram celebrar com uma rock simphony com os temas musicais da geração de jogos do Sonic. Apesar de esta ter sido uma série de jogos que não conseguiu impor-se de forma tão evidente no hall of fame do gaming (como por exemplo a saga Super Mario Bros.), a verdade é que produziram músicas extraordinárias e que já mereciam este tratamento sinfónico.

Vale a pena apreciar o vídeo completo.

Brickit: o que fazer aos legos?

Que app extraordinária. Ainda bem que temos avanços ao nível da IA no processamento e análise de imagem que permitem desenvolver aplicações como estas. Esta app usa uma foto dos legos desmontados para contar e determinar as várias peças que temos disponíveis para apresentar uma série de propostas de construções que podemos fazer.

Tão simples e tão brilhante ao mesmo tempo. É excelente para quem tem crianças que gostam de legos e querem explorar novas construções.

IA da Amazon que despede pessoas

Esta notícia que dá conta de pessoas que foram despedidas por processos automáticos (alimentados por uma IA que realiza a análise de performance) na Amazon foca-se bastante nos (poucos) casos em que esta automatização causou situações devastadoras na vida de certas pessoas. É portanto, um pouco sensacionalista porque na verdade, estes poucos casos representam uma percentagem mesmo muito pequena dos mais de 4 milhões de pessoas que já fizeram uso da App Flex para ganharem dinheiro a fazer entregas Amazon (uma espécie de Uber Eats mas para encomendas Amazon).

A questão é que num domínio com esta dimensão de utilizadores totais, mesmo uma percentagem ínfima de casos especiais pode representar situações devastadores para algumas pessoas. E nestes casos, deveria haver sempre a possibilidade de remeter a análise para um humano que pudesse mostrar o mínimo de empatia e compreender a situação com a excepcionalidade que a mesma exige. Temos de apostar mais em algoritmos que ajudam na decisão e não na automatização da mesma sem qualquer intervenção humana.

Anúncios nas mensagens de 2FA?

Quando vi este tweet que referia uma situação em que um SMS num processo de autenticação multi-fator da Google, vinha com um anúncio no texto, fiquei chocado. Mesmo eu que sou bastante crítico em relação à postura de alguns gigantes da tecnologia no que toca às táticas de advertising, nunca tinha sequer pensado que alguém numa empresa como a Google achasse que isto era boa ideia. E realmente, rapidamente se desmascarou a coisa, e ficou logo claro que afinal o anúncio tinha sido injetado pela empresa de telecomunicações da pessoa. A abordagem continua a ser completamente absurda e abusiva mas ao menos não vem da origem do processo de autenticação multi-fator.

Mas este tipo de situação, tal como a da semana passada em que falei do caso do Facebook que já estava a testar a possibilidade de colocar anúncios no seu ambiente de realidade virtual, mostra bem o desespero que faz com que esta malta procure meios alternativos de aplicar anúncios. Muito triste.

Recomendações de leituras para o fim de semana

The Atlantic - The Internet is Rotting

Leitura aconselhada que mistura um pouco da história da Internet com o estado atual das coisas, principalmente no que toca ao facto de não se manter o legado de páginas e links antigos. Felizmente, há serviços como o Internet Archive, também conhecido por Wayback Machine que vão mantendo algum desse legado para que não se perca nada (ou pelo menos muito pouco).

Recomendações de podcasts para o fim de semana

Um sobre Zero - Episódio 14 - Arquivo.pt

E por falar em arquivo da Internet, vale a pena revisitar o episódio 14 do Um sobre Zero em que falei com o coordenador do projeto Arquivo.pt, a iniciativa de preservação dos conteúdos da internet de interesse Português.

Brevemente... no Um sobre Zero

Na próxima segunda-feira, sai o novo episódio do podcast em que vamos falar sobre desinformação e fake news, com os convidados Inês Narciso e Lourenço Medeiros.

Nota final

Em breve, tanto o podcast como a newsletter vão ter uma pausa para férias. Eu também preciso de descansar 😊

Bom fim de semana